20 de junho de 2014

Bolo de Pão de Queijo com Calabresa

Peguei essa receita na Ana Maria e fiz, na primeira vez, como ela mistura a massa na mão, não achei que ficou tão boa, pois o polvilho fica difícil de se misturar, principalmente para quem não esta acostumado a sovar massas na mão.
Fiz algumas adaptações e ficou divino, vou colocar a receita original e destacar as alterações em vermelho. Assim, você pode escolher o que fica mais fácil.

Super indico e faço sempre!!! 
Espero que gostem! Não se esqueçam de comentar se aprovaram :)


Ingredientes:
100 ml de leite
100 ml de óleo
2 ovos
100 g de queijo parmesão ralado - (200 g)
+/- 250 g de polvilho doce - (fiz com polvilho azedo e achei que ficou bem melhor)
1 colher (sopa) de fermento em pó - (coloquei duas, pois achei que o primeiro não cresceu muito, ficou mais fofo dessa vez)
150 g de queijo provolone picado em cubos pequenos ou 1 ½ xícara (chá) - (300 g)
150 g de lingüiça calabresa picadinha ou 1 xícara (chá) - (fiz com calabresa e sem, mas a calabresa eu ralei nas outras vezes e achei que a gordura e umidade dela ralada deixou o bolo mais gostoso e macio. Na primeira vez também não fiz uma xícara, coloquei uma inteira que deu bem mais que a medida da receita e ficou enjoativo para meu paladar)
sal a gosto (+/- 5 g)

Modo de Preparo:
1 - Num liquidificador, coloque 100 ml de leite, 100 ml de óleo e 2 ovos e bata até formar uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma tigela e adicione 100 g de queijo parmesão ralado e +/- 250 g de polvilho doce, aos poucos, mexendo bem até formar uma mistura homogênea. Acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó, 150 g de queijo provolone picado em cubos pequenos, 150 g de linguiça calabresa picadinha e sal a gosto e misture. - (Fiz com as mesmas instruções, a diferença é que tenho um processador que é super potente para bater massas pesadas, e essa fica mesmo! Então eu deixei batento nesse processador, e achei que ficou muito mais fácil e melhor, pois além da mistura ficar mais homogênea, ele não ficou com aspecto "enfarinhado")
2 - Coloque a massa (feita acima) numa forma de furo central (20 cm) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida. - (Fiz sem o furo central também, como uma torta, mas me arrependi, ficou com o meio mole e as pontas torradas, não chegou a queimar, mas esse bolo fica igual pão de queijo mesmo, com a casca dura e o meio molinho de queijo e achei que ele perdeu a textura)

OBS: Guarde na geladeira o que sobrar. Depois, é só esquentar no forno a 180° C por 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!